Sobre

História

IMG_1146

Há 20 anos, a Associação Programa Educar contribui para o desenvolvimento social e econômico da sociedade, visando a construção de uma sociedade mais justa e humana para todos. Muitos de nossos formandos ingressam no mercado de trabalho logo após a conclusão do curso, atendendo uma forte demanda por mão de obra qualificada, instruída e responsável nas empresas que desenvolvem em São Paulo. Uma vez empregados, estes jovens são capazes de trazer melhorias em sua vida profissional e crescimento acadêmico.

DSC03753

A capacitação profissional do jovem de baixa renda e o seu rendimento financeiro, que temos como missão, é o primeiro passo para a sua integração na sociedade. Por isso, o credenciamento técnico compõe uma parte de nosso trabalho com o jovem e a sua formação pessoal. Todos os semestres receberam aqui jovens em busca de capacitação profissional para um ingresso imediato no mercado. Após o término, certificamos os mesmos e atestamos sua formação como cidadão responsável, confiante de si e comprometido com o seu rendimento para o mercado de trabalho.

Nosso diferencial é um currículo abrangente e uma metodologia de ensino completa.

20170425_124747

Enriquecemos a vivência acadêmica dos jovens com participações em palestras, feiras, e eventos de temas diversos para provê-los com novas experiências e ampliar suas visões de mundo. O segundo passo para a integração do jovem carente na sociedade é o desenvolvimento do seu intelecto, seus valores e da sua humanidade, usando a liberdade de expressão e sabendo respeitar a do próximo. Trabalhamos a autoestima, cidadania, noções de hierarquia empresarial, respeito e postura em nossos alunos para torná-los conscientes de suas ações e de suas convicções,  interessados em fazer parte das discussões sociais do mundo. A ideia é que o jovem reconheça o seu valor na sociedade e disponha das capacidades discursivas necessárias para seguir buscando o seu espaço num ambiente social e no meio coorporativo.

Os alunos se encarregam do cuidado e manutenção de todos os espaços comuns e ainda auxiliam, conforme necessário, em funções administrativas. A participação dos alunos nessas tarefas contribui à sustentabilidade do Educar e, ao mesmo tempo, exige iniciativa dos alunos para atuação fora da sua “zona de conforto”. Nas reuniões familiares, que se dão aos sábados, ouvimos diversos depoimentos que confirmam os benefícios que antecipamos dessas atividades. Dentro do Educar, nossos jovens aprendem a cuidar e a zelar pelo bem comum e levam este aprendizado para suas casas e seus futuros empregos, tornando-se muito mais cooperativos e proativos na realização de tarefas domésticas. Como relatam os familiares: a postura dos alunos para com as suas famílias e a suas comunidades muda por completo e no futuro podem ser exemplo na sua comunidade.

O Programa Educar possibilita o crescimento profissional, social e pessoal do jovem em condição de vulnerabilidade social (aquele com maior risco de tornar-se marginalizado ou criminalizado), e o torna um multiplicador de oportunidades para si e para aqueles ao seu redor. Assim, os tornamos agentes de mudança social e os capacitamos para atuação na construção de uma sociedade melhor.

Missão e ValoresIMG_1131

Dar educação profissional a adolescentes em situação de risco, oferecendo cursos com 100% de gratuidade, visando não só a aprendizagem profissional, mas também a integração do indivíduo na sociedade

– BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
– PROFESSORES / VOLUNTÁRIOS COMPROMETIDOS
– PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
– INCLUSÃO DA FAMILIA
– PARCERIAS EXTERNAS